top of page

O LADO MÍSTICO DO BAIXISTA DO GUNS

  • ROSE
  • 26 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura




Ei, você aí mesmo, fã de rock n’ roll! Ainda dá tempo, se for rápido o suficiente no gatilho, pode ver, totalmente de graça, nos três últimos dias de fevereiro, no Bis Play, o documentário: It´s So Easy And Other Lies. Trata-se da biografia de Duff McKagan, baixista do Guns N’ Roses.


O roteiro do filme de 2015 é baseado em livro homônimo lançado pelo artista em 2011 e já esgotado no Brasil. Com direção de Christopher Duddy, a fita mescla cenas de show do artista lendo trechos da obra acompanhado da banda, com imagens de arquivo do roqueiro ainda jovem tentando a sorte pelos palcos de Seattle. Retrata-se o começo e auge no Guns N’ Roses, os problemas com as drogas e a bebida.


Nós bebíamos 24h por dia”, conta o icônico guitarrista Slash, o único integrante da mística banda que topou dar depoimento para o filme.


O projeto, que traz ainda trechos de animação bem divertidos, conta com entrevistas de familiares e amigos da adolescência de Duff, além de artistas e nomes ligados ao universo musical da época.


Diploma de economista

Caçula de oito irmãos, Duff, hoje com 54 anos, virou músico fisgado pela rebeldia iconoclasta do punk e do heavy metal. Antes de chegar à maioridade, no entanto, já tinha passagem por diversas bandas e perdido a conta de quantos carros roubados. Entre um delito e outro, se perdia na orgia de maconha e heroína.



“Só isso já era uma coisa emocionante para um garoto de 15 anos”, conta Duff, lembrando os tempos em que só roubava engradados de refrigerante para montar palcos improvisados.


Cansado da cena musical de Seattle, o artista então ruma para Los Angeles no começo dos anos 1980, onde esbarra com Slash num daqueles bares reluzentes da cidade dos anjos. O encontro fora motivado por um anúncio de jornal plantado pelo guitarrista procurando um baixista fã de Alice Cooper, Megadeth e Aerosmith.


Algumas passagens de It´s So Easy And Other Lies são cheias de surpresas. Uma delas é quando o baixista revela os detalhes de uma cirurgia feita às pressas, para curá-lo de pancreatite causada pelo alcoolismo.

A outra, o desafio de entrar para o curso de Economia da Seattle University, aos 32 anos, entre sua saída do Guns e o surgimento do Velvet Revolver, banda que montou ao lado dos guitarristas Slash e Izzy Stradlin, nos idos dos anos 90.


'It's So Easy and Other Lies' (2016) Trailer

Quando Duff passou a estudar economia, passou a entender a fundo como funciona a indústria musical, os direitos autorais, as publicações, as porcentagens e todos esses outros detalhes que ele queria entender”, avalia Slash.


Chama atenção, por exemplo, os detalhes de sua saída do Guns, no auge do sucesso da banda e a treta que arrumou com Axl Rose. Mas como se vê, nem tudo são rosas no rock n’roll, nem armas também. Tanto é que, desde 2016, o músico foi reintegrado ao seu posto de baixista, por direito, dessa que é uma das bandas mais relevantes relevante da cena musical nos últimos 30 anos.




Fonte: METROPÓLES




 
 
 

Comentarios


BECOME A MEMBER
SOCIAL
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

SUPER FAST ONE DAY DELIVERY

© 2023 by Christina Sun. Proudly created with Wix.com

bottom of page